Metodologia
Tese doutoral defendida
em julho de 2021
Autora:
Lilian Machado

Estrutura Teórico-metodológica
A análise geográfica é calcada nas relações espaço-tempo-escala. Nessa perspectiva, o clima é resultado das relações superfície-atmosfera em múltiplas escalas espaço-temporais, sob a sucessão de tempo meteorológico e cronológico. Assim, a base metodológica adotada neste trabalho propõe a análise do clima como fenômeno geográfico
Considerando a estrutura teórico-metodológica adotada e visando o objetivo principal da pesquisa, foi elaborado um roteiro metodológico para elaboração do mapa de unidades climáticas do Velhas.
O passo a passo
A realização da pesquisa iniciou-se com a aquisição de bases de dados cartográficos e dados meteorológicos. Os principais dados do clima utilizados foram obtidos através do projeto TerraClimate. Foi feito o processamento inicial a fim de gerar dados derivados importantes para a análise do clima no Velhas, a qual compreendeu a modelagem conceitual do clima através do diagnóstico e síntese dos dados obtidos. Por fim, foi realizado o processamento analítico dos dados, o qual compreendeu a modelagem cartográfica que gerou o produto final da pesquisa, o mapa de unidades climáticas regionais da bacia hidrográfica do rio das Velhas.
Para saber mais detalhes, clique nos ícones do roteiro metodológico abaixo.
Dados
Processamento
inicial
Análise
Processamento
analítico
Mapeamento das Unidades Climáticas
Mapeamento das unidades climáticas
Para elaboração do mapa de unidades climáticas regionais da bacia hidrográfica do rio das Velhas foram testadas duas técnicas geoestatísticas de sobreposição de dados: a análise multicritério e a análise de componentes principais (PCA - Principal Component Analysis). Após a avaliação dos resultados, foi escolhido o método PCA para combinação dos dados ambientais da bacia, os quais foram definidos através da modelagem conceitual do clima na bacia.
Dados utilizados no PCA
Altitude
Rugosidade
Latitude
Radiação solar
Velocidade dos ventos
Precipitação
Temperatura Min. Max. Med.
Balanço Hídrico Climatológico
O PCA consiste em uma técnica que otimiza a análise de um conjunto de dados, preservando o máximo de informação estatística possível, sendo capaz de separar a informação importante da redundante e aleatória.
A técnica foi aplicada através do software livre Dinamica EGO, permitindo a análise dos arquivos matriciais dos dados selecionados para a análise. Os arquivos gerados pela análise PCA foram então classificados através do método K-means que objetiva
particionar um número determinado de observações em grupo nos quais cada observação pertence ao grupo mais próximo da média. Assim o método foi aplicado para 2 a 10 classes a fim de se escolher quantas classes se adequa mais à variação dos climas na bacia observadas na modelagem conceitual do clima.

Foi escolhida a classificação de 6 unidades para definição do mapa sub-regional, conforme a figura a seguir, que mostra também os valores médios de cada característica ambiental da bacia nessas classes. A partir dele, foi selecionado o arquivo de 10 classes para delineamento das unidades locais do clima.
O clima regional foi definido a partir da adoção do mapa de climas do Brasil para identificação do clima zonal e do arquivo de duas classes. Por fim, os arquivos matriciais foram vetorizados para a elaboração do layout final dos mapas de unidades climáticas regionais, sub-regionais e locais da bacia hidrográfica do Rio das Velhas.

